7.2.07

Investigação Criminal – Brigada de Trânsito

Segurança: onda de protesto varre a Brigada de TrânsitoDetectives da BT obrigados a farda.
A grande maioria dos 170 militares dos Núcleos de Investigação Criminal (NIC) da Brigada de Trânsito da GNR estão “parados, sentados à secretária”, desde Novembro do ano passado – disse ao CM uma fonte desta força policial.
A Brigada de Trânsito tem, de norte a sul do País, 21 Núcleos de Investigação Criminal. A principal missão é investigarem as causas dos acidentes de viação com vítimas – e os seus relatórios são fundamentais para a condenação dos culpados em tribunal.Uma directiva interna, assinada pelo segundo-comandante da BT, coronel João de Figueiredo, obriga os investigadores a trabalharem “devidamente fardados”. Esta ordem levou os militares das equipas de investigação criminal a suspenderem o trabalho activo como forma de protesto. “Não é possível fazer investigação com farda e carros caracterizados” – diz a mesma fonte.Um inspector da Polícia Judiciária, ouvido pelo CM, considera “disparatada” a ordem para o pessoal de investigação criminal da Brigada de Trânsito trabalhar fardado. “É a negação da investigação que obriga os polícias a misturarem-se no meio criminal” – diz o inspector da PJ. Lembra que “não é por acaso que a investigação criminal em todo o mundo é feita por polícias à civil”.Estes 170 militares fizeram dois cursos – um de investigação criminal e outro de investigação de acidentes. De acordo com diversas fontes judiciais interrogadas pelo CM, “os tribunais reconhecem a competência dos investigadores da BT”. Quando surgem em tribunal várias versões sobre o mesmo acidente, prevalecem os relatórios da investigação criminal da BT da GNR. O oficial que assinou a ordem para que os investigadores da BT andem fardados já foi transferido para outra unidade – mas a directiva continua em vigor.
"ORDEM PÕE VIDAS EM RISCO"
A ordem do coronel João Nunes de Figueiredo, que obriga os investigadores criminais da Brigada de Trânsito a trabalharem fardados, “é pouco cuidadosa”, segundo um oficial do Comando Geral da GNR – e, se for cumprida “pode colocar em risco a vida dos investigadores”. Muitos casos em investigação, como redes de furto e viciação de veículos ou a identificação de condutores que fugiram do local do acidente, obrigam os investigadores a trabalharem à paisana. O mesmo oficial não tem dúvidas de que a obrigação do uso da farda “é um contra-senso” e “vai contra a prática da investigação criminal na Guarda Nacional Republicana”. Este oficial admite que a ordem seja revogada dentro em breve.

HOMICÍDIOS E CARROS ROUBADOS

As equipas de investigação criminal da Brigada de Trânsito, em quase dois anos de actividade, têm na folha de serviço o desmantelamento de uma rede de furto de viaturas e falsificação de matrículas com a recuperação e devolução aos respectivos proprietários de quase 70 veículos, identificação de responsabilidades em caso de acidentes rodoviários com vítimas mortais (actividade importante para as seguradoras do ramo automóvel) e até a localização e captura de um suspeito de homicídio no bairro da Musgueira, em Lisboa. Uma reportagem publicada na edição de 23 de Maio de 2005 do CM dava conta de que os 21 Núcleos de Investigação Criminal da BT investigavam cerca 500 acidentes com vítimas mortais (220 dos quais estavam concluídos). E era contada a história de um caso de atropelamento mortal, com fuga, de um peregrino, nos arredores de Coimbra. Os fragmentos de vidro e um selo de imposto municipal encontrados no local pelos investigadores foi tudo quanto a Brigada de Trânsito necessitou para localizar o condutor suspeito e levá-lo a tribunal: um jovem, 24 anos, trabalhador na construção civil, que regressava da festa da Queima das Fitas.

PORMENORES PERSISTÊNCIA

Num dos casos resolvidos pelas equipas de investigação criminal da BT, foi necessário examinar mais de mil carros para chegar ao autor de uma morte por atropelamento.

FORMAÇÃO

As equipas de investigação criminal da BT foram criadas em Julho de 2004 e distribuídas pelos vários Grupos de Trânsito do País. Ao todo, estão envolvidos perto de 170 elementos, que têm conseguido apurar as causas dos acidentes em 30 dias.

AUXÍLIO

Nos primeiros dez meses de actividade, os investigadores da BT já tinham sido chamados a pronunciar-se sobre mais de sete dezenas de acidentes de viação com vítimas.


Rui Arala Chaves in Correio da Manhã de 07/02/2007

21 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma PJ na GNR!!!!!!!!!
Eu ando à patrulha, também devia de andar à civil? Claro, multo ciganos e outras etnias, também tenho medo?
qUEM NOS ACODE?

---patrulheiro à paisana--

Anónimo disse...

Oh patrulheiro, afinal andas fardado ou à civil?

Anónimo disse...

Gosto tanto de vos ver fardados, principalmente quando põem aquele casaco com pelo de camelo!

Porque teimam em andar à civil?
Não ficam nada charmosos.
Razão tem o senhor Coronel Figueiredo.
Tenham bons peelings queridos.

Anónimo disse...

Oh lili caneças, falas da "pelica"?

Anónimo disse...

É uma tristeza ver os comentários que grassam por aqui, de facto quem escreve tais comentários nada entende de Investigação Criminal nem de Policia. Sr. Patrulheiro ou pelo menos intitulado como tal, é aí que de facto você está bem, aliás nem sei se esse será o lugar certo, porque um patrulheiro tem de pensar, saber agir, e pelo comentário que aqui colocou não sabe fazer uma coisa nem outra, quando devia ser puto a mamã devia-o mandar ao pão comprar 5 carcaças e você certamente trazia um cacete.
Se calhar o melhor mesmo é despir a farda sim, mas para ir da Guarda para fora, gente bur.... não faz cá falta.
Lili, Lili, deves ser mais uma saudosista do tempo das plainas e dos suspensórios, quase que aposto que algum te montou devidamente esquipado hã, vá confessa, não tenhas vergonha.
Vamos lá a ver se aqui colocam comentários decentes, porque para ler asneiras já me basta o "Correio da Manhã"

Anónimo disse...

Senhor gangas,
fique a saber que o meu paizinho era marinheiro, e eu, como boa portuguesa que sou,e só com a intenção de levantar o moral às tropas, cumpri bem o meu dever fique bem a saber!
Agora o meu menino, é muito malcriado, quando a Lili o encontrar põe-lhe pimenta na língua.

Anónimo disse...

OH GANGAS : Eu devia-te mandar à merda, mas como tenho mais tento do que tu, fico.me por aqui.
Tu nunca andasde à patrulha ou seja não és GNR, porque a essência de ser Guarda é a patrulha , o resto é tacho.
Agora inventarem mais uma PJ. Todos sabemos quem foi para o CM! Ou seja o oficial que o fez.
Mais uma quinta,

Anónimo disse...

Nâo se zanguem camaradas, porque este tropa GNR, sempre foi, é e vai continuar a ser a pior força de sugurança. Agora temos estes ditos " investigadores " de quarta classe ou 9º ano, quando nas outras se exige uma escolaridade muito superior. Não se esqueçam que o " Tio Dias Loureiro " já cá não marçha para nos oferecer uniformes azuis e deixar o verde feijão, nem para retirar a PSP de algumas localidades e alí colocar esta tropa. Veja-se o caso de Macedo de Cavaleiros e Penafiel foram retiradas à PSP , neste momento a população mais os Presidentes de Câmara estão mortinhos para que a PSP regresse. Isto não esquecendo a revolta dos outros autarcas de Lamego, Elvas, Gouveia, Chaves, Mirandela etc.. que não vêm com bons olhos a saída da Polícia dessas localidades. Camaradas de uma vez por todos temos que nos definir ou somos militares ou polícias. Se somos militares estão a nossa actividade só devia ser de patrulhamento e apoio às populações. Deixem o resto para quem sabe.

Ass. Arre macho

Anónimo disse...

Ao assinante, Arre Macho...

Não acredito que tal figura seja militar da GNR e muito menos sargento, porque as babuseiras lançadas para fora da boca, só cabiam na cabeça de um atrasado mental - troglodita.
Se for militar da GNR, está feita a confirmação, (o que é pena) que um terço dos militares da Guarda não o deviam ser, deviam era andar a guardar porcos no alentejo e a patrulhar as azenheiras, porque essas não olham ao perfil, á educação nem à apresentação.
Os porcos só querem comida e as azinheiras água e boa terra para darem boa bolota.
Assim está esclarecido que para tal efeito, os conhecimentos dos tais trogloditas chega...


"Napoleão(sem)Bonaparte"

Anónimo disse...

Só um terço dos militares a guardar porcos, mas já está nesta estatística os acantonados alí para os lados da Rua Almirante Pessanha, e o triste Napoleão, que não gosta de ouvir as verdades ou está acantonado, ou não passa de um técnico polidor de graxa. Napoleão olha que o Arre Macho também pertence aos amarelos e até tem um diploma do antigo ciclo. Ah! ou será que o Napoleão também é doutor e quer ser promovido sem curso a ofícial. Napoleaozinho Napoleaozinho ainda tu andavas nos c...... do teu pai já o Arre Macho sabia o que era ser guita. guita

Anónimo disse...

Ao Arre Macho

Brutus, Brutus, porque persistes em querer fazer-nos crer que devemos continuar a viver entre os odores do abafado e do branco velho, entre os aromas da cerveja e do vinho tinto?
Brutus, Brutus, porque continuas em querer atirar-nos, para aquele modelo de guarda, que aos trinta anos veste o n.º 50 de calças e o n.º 44 de camisa e, já não consegue abotoar o botão cimeiro?
Brutus, Brutus, o guarda de hoje, pode ter o nono ano mas passou num exame onde se ficaram muitos com o 11.,º 12.º e até licenciados, bebe refrigerantes e usa portátil, imitando nisso os seus antepassados, e, muitos há com qualidade, que usavam a sua portátil HCESAR!!!
Brutus, Brutus, porque desconfio que não és a figura boçal, rude e quase analfabeta que nos queres fazer engolir através dos teus escritos? Porque te escondes cobardemente e não te mostras?
Brutus, Brutus, os nossos inquéritos e as nossas inspecções "falam" por nós em todos os tribunais do País!
Brutus, Brutus, levanta o rabo da cadeira, e, vai por esse país fora à procura dos Tribunais onde os processos por nós realizados e que já não estão em segredo de justiça, podem ser consultados e comparados com os daqueles que dizes serem o supra sumo da uva mijona?
Brutus, Brutus, como deves ser infeliz por toda a tua vida teres de recorrer à mesma meretriz para aliviares a libido que cada vez é menor.Hoje a jovem guarda troca de namorada como quem troca de camisa, meu rapaz.
Brutus também isso é o sinal dos tempos!!!
Brutus que tens tu a dizer áqueles que inventaram o nosso uniforme de que ninguém gosta, como o horrível boné estilo Banda da Malveira à frente, para nos descredibilizarem, não o conseguindo mesmo assim!
Brutus também eu te digo, que tu e os cerca de mais cinco mil parecidos contigo que existem na ainda na Briosa não fazem cá falta nenhuma!!!
Passamos bem sem vocês!
Brutus, Brutus, tenho quase 48 anos, mas também eu me considero da jovem guarda, aquela guarda orgulhosa, que não envelhece e não tem medo de comparações nem do contraditório!!!!

Anónimo disse...

Ao Jeremias fora da lei, apenas posso fazer uma avaliação:
"Summa cum lauda" - nota máxima na sua dissertação.
É de realçar a capacidade de captação da nossa realidade sociológica.
Nem Túlio Hostílio na sua versão vicentina faria melhor.

Anónimo disse...

Acerca dos dislates:
Ou se arrepia caminho e se fazem esforços na positiva ou dificilmente chegamos lá!

Anónimo disse...

Meus Senhores, afinal a GNR está cheia de grandes intelectuais, que estão mal aproveitados nesta instituição, candidatem-se a lecionar no ensino superior. Sejamos homens com " H " grande ou como diz o povo, com os " t.." no sítio.
Mas quem questiona a necessidade, das equipas de investigação criminal dos Destacamentos de Trânsito actuarem à civil? Os Núcleos de Investigação Criminal dos Destacamentos Territoriais não actuam à civil? Quase toda a estrotura da investigação criminal da GNR não actua à civil? Então qual o trauma por a investigação do pessoal do Trânsito ser feita à civil? isso é dos livros. É evidente que tem tem cursos de poucos dias, ou de um mês e pouco, não julgue que é um investigador nato. Mas isso aplica-se a todos os membros da investigação criminal da Guarda. A sua competência vai-se revelando ao longo do tempo. Por certo que alguns nunca chegarão a ser bons investigadores,porque não têm perfil para isso, mas a culpa não é deles, mas sim do Comando, devido ao método de selecção que utiliza.
Só para terminar e para que não restem duvídas, não sou da BT, mas de uma Unidade Territorial, mas a menos que os estatutos tenham mudado e não tenha dado conta, são ambas Unidades da Guarda Nacional Republicana.

Anónimo disse...

Então ainda não viram que o gangas deve ser o autor da noticia do CM ? e que provavelmente será sargento? e dos NIC?
Bem parece que querem por os nic do trânsito em pé de igualdade com os nic do territorial.
Bom só que os nic do trânsito foram criados para " INVESTIGAREM ACIDENTES DE VIAÇÂO COM VITIMAS" e não para andarem a vigiar traficantes, passadores, assaltantes de bancos, etc.
Assim não se justifica que os mesmos andem á civil de carrinho branco, para tirarem umas medidas e ouvirem umas testemunhas,ou não será?
A verdade é que levavam o carrinho para casa e agora como o que está distriubuido é fardado, já não o podem deixar na rua.
O Coronel até estava certo.(desta vez, pelo menos)

Anónimo disse...

ainda a noticia dos detectives:
Então em 10 meses, 170 detectives resolveram 70 CRIMES??? bom rácio este.!!!
E nos tribunais prevalecem os relatórios da investigação sobre outros? QUAIS OUTROS?????

E conseguiram identificar um condutor pelo selo ?? dificil não ?

Anónimo disse...

Hoaaah! Sr Jeremias...
E eu que nem devia estar por estes lados...Tenho de voltar mais vezes.

Anónimo disse...

Para Aquiles

Volta, volta, que por aqui a vaselina é boa e abundante.

Lili

Anónimo disse...

Para Lili...

Realmente a Lili é uma personagem aqui...
Não sei se é a chamada florzinha do quartel..ou é mesmo só uma admiradora da instituição militar :)..
Voltarei..pelo menos para ler o que dizem.

Anónimo disse...

Nunca espori que a lenha que pus na foguera fizesse im lume tão grande!!!!!
Esta de mais uma PJ está boa! Não está?
Só que com tanta PJ este país está pior que antes do 25! Ou não?
Antigamente só havia uma PIDE. Agora ai mãe!!!!!

...patrulheiro que também queria andar à paisana...
Multo ciganos verdadeiros e outros piores com gravata!!! Tenho medo, estou-me a borrar todo, por isso quero um carro branco e andar à civil.
Ai se o Salazar viesse........

.....patrulheiro à paisana....

Anónimo disse...

sr bloguista (camarada)espero bem que publique o meu comentário.